quarta-feira, 5 de maio de 2010

Papa de Aveia


Hoje eu fiz papa de aveia para minha filha.
Coisa à toa.
Ficou gostosa.

Minha filha gosta de papa de aveia
Nem quente nem fria
Morninha
Que ela come pelas beiradas
Até chegar ao círculo do meio.
Come devagarzinho para não acabar logo.

Minha mãe me ensinou a fazer papa bem gostosa.
Tem que tirar a pele da gema, ela me disse,
E pôr um pouco de margarina.
Tem que ter açúcar e sal - eu nunca entendi o porquê dos dois.
Por que não põe um pouco menos de açúcar e se tira o sal?
Não, tem que ter os dois.
Mamãe sabia das coisas que eu não entendia.
Ela cozinhava, cantava e sorria.
À noite contava histórias sobre Deus
E sobre Jonas, que era a minha preferida,
Ela contava todas as histórias
Que eu já sabia de cor.
Eu achava graça quando ela misturava as personagens
Como se fossem ingredientes da mesma papa.
Então ela acordava com meu riso frouxo
E ria também de Noé na cova dos leões.

Hoje eu fiz papa de aveia pra minha filha.
Ela gostou.
Eu também.
A minha papa tem sabor de
Aveia, gema, margarina, açúcar e sal.
E o gosto doce da infância.
(30-mar-2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário