domingo, 9 de agosto de 2015

Celebrando a paternidade I

Nem bem o sol havia espreguiçado seu primeiro raio matinal e eu, no escuro dos meus olhos fechados, já matutava sobre quando me tornara pai – porque ser pai é um processo de tornar-se, o que não acontece com a outorga do título de pai: “A partir de hoje, você se torna pai. Aqui está seu certificado, faça bom uso dele!” Não é assim. No meu caso, esse foi um processo que começou vinte e poucos anos atrás, por coincidência, no mês dos pais, no dia em que aquele embrulhinho mexilhento, cheirosinho, lindo nas suas roupinhas bem folgadas, nasceu. Era magrinho, magrinho. Igual a minha inexperiência.

Um mundo totalmente novo se descortinava à minha frente no momento eu primeiramente segurei nos braços aquele ser tão frágil, que posteriormente se revelou tão forte, que nasceu quase que prematuramente, antes das quarenta ou tais semanas, contadas pela medicina atual. Um mundo novo, no qual eu deveria colocar meu uniforme de super-herói e partir pra ação. Ah, meu Deus, logo eu, que muito pouco brincara de Tex, não tivera qualquer treinamento com aqueles bonecos esquisitos que, mais à frente, começou-se a vender para meninos, muito menos tivera TV em casa pra aprender com os marvels da vida.

Quando fui chamado de 'papai' pela primeira vez, eu já havia colocado uma toalha em volta do pescoço, pulado do parapeito da janela da alma nas mil e uma brincadeiras com meu primogênito. Foi um processo bem gostoso, sem, entretanto, experimentar o glamour que se lê corriqueiramente nas crônicas de dias dos pais. Foi um processo com muitos acertos, mas também recheado de tentativas frustradas, receios e medos de não acertar. Tudo aconteceu muito rápido. A maioria das vezes, nem sequer um script havia, enquanto eu já estava lá, bem no meio do set de filmagem. Muitas vezes tive que improvisar, quando o que eu queria mesmo era ter lido um manual de pai pra situações específicas.

Enfim, a verdade é que neste dia dos pais, diferentemente, talvez, da maioria, quero homenagear os meus três filhos, que me tornaram no pai que sou. Especialmente Thales, que nesses dias completará mais um ano, e que com seu pontapé inicial, me empurrou pra galeria dos super-heróis. Feliz dia de hoje!


Nenhum comentário:

Postar um comentário